O que fazer em Cascavel (Paraná): os melhores pontos turísticos

O que fazer em Cascavel, Paraná: os melhores pontos turísticos

A cidade de Cascavel fica localizada no Oeste do Paraná, e é uma cidade planejada com ruas largas, bairros bem distribuídos e arborização.

Os maiores destaques de Cascavel fica por conta da economia: não é à toa que a cidade é conhecida como "Capital do Oeste Paranaense", pois se tornou um polo na região com grande produção agrícola, cooperativas, indústrias, prestação de serviços, área médica-hospitalar e os vários centros de estudo universitário.

Foto: Prefeitura de Cascavel.

 

Embora não seja uma cidade extremamente turística, Cascavel recebe bem seus visitantes e existem diversas atrações para visitar, como parques, praças, museus e sua bela catedral - um dos cartões-portais da cidade. Além disso, também é um polo cultural que sedia eventos todos os anos de música, dança, teatro e artes plásticas.

Se você planeja vir a Cascavel e não sabe quais pontos turísticos visitar, veja abaixo os melhores locais para você curtir!

 

1. Catedral Nossa Senhora Aparecida

Construída em 1952, a Catedral tem um formato singular, parecendo um grande leque. Esse formato representa o manto e a coroa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade e do Brasil. A igreja está localizada na Avenida Brasil, bem no coração de Cascavel e em sua praça é possível ver a escultura de duas mãos segurando a imagem da santa em um gesto de oferta, instalada em 1995.

Foto: Leonardo Frederico Sguarezi, via Viaje Paraná.

 

2. Parque Ecológico Paulo Gorski

Fundado em 1988, possui cerca de 111 hectares de área verde e quase um terço da área é ocupada pelo lago, onde esportistas praticam canoagem e outros esportes náuticos. 

O parque conta com ciclovia, trilhas, playground, além de uma linda vegetação com muitos animais, entre eles, as famosas capivaras que adoram posar para fotos! É uma ótima opção de passeio para toda família.

 

3. Teatro Municipal de Cascavel (Sefrin Filho)

É o segundo maior teatro do Paraná, com 1368 lugares divididos em quatro auditórios. O maior deles tem espaço para 821 pessoas e os outros três completam a capacidade com mais 508 lugares.

Recebe diversas apresentações artísticas e também shows culturais. E na área do entorno do teatro, aos domingos, há a Feira do Teatro, com venda de produtos regionais, artesanato e gastronomia.

 

4. Parque Municipal Danilo Galafassi (Zoológico Municipal de Cascavel e Museu Histórico Natural)

É um parque ideal para um passeio com a família, pois abriga o Zoo de Cascavel e também o Museu Histórico Nacional. 

Inaugurado em 12 de dezembro de 1978, o zoológico municipal tem uma área de aproximadamente 18 hectares e conta com mais de 300 espécimes, entre eles o tigre chamado Hú, a Santinha, uma gatinha-mourisco, a Chita, uma fêmea de Macaco Aranha da Testa Branca, e a Teca e o Tony, casal de onça-pintada - símbolo da fauna brasileira.

Foto: Tony, onça-pintada, via Instagram do zoologicocascavel.

O zoo é aberto de terça-feira a domingo (incluindo feriados) das 10:00h às 17:00h, tem entrada gratuita, mas é necessário agendar a visita com antecedência.

E para quem gosta de história, o museu é parada obrigatória. São cerca de 548 peças em exposição entre ossadas, fósseis, rochas e outras curiosidades. 

 

5. Casa Dirceu Rosa

Dirceu Rosa é um dos artistas plásticos mais talentosos de Cascavel, e há mais de 40 anos tem suas obras reconhecidas nacional e internacionalmente. 

Sua casa também é seu ateliê, e se tornou uma das construções mais diferentes da cidade, repleta de peças do escultor e com e exposição permanente das obras. É aberta de segunda à sexta, das 08 às 17h.

 

6. Igreja Nossa Senhora de Fátima

É uma das primeiras edificações da cidade e foi inaugurada em 1960. Entretanto, a singela igrejinha, em 1987 foi transferida para o lago municipal, tendo seu estilo singular preservado. Em 1993 foi realizada a reinauguração, e hoje a igreja é considerada um templo artístico cultural.

Foto via Wikipédia.

 

7. Calçadão da Avenida Brasil

A Avenida Brasil é a principal rua da cidade, tem uma extensão de 10 km e 70 m de largura. Atravessa a cidade no sentido Leste-Oeste, passando pelo centro. O calçadão conta com cinco quadras com cafés, quiosques, sorveterias, revistarias e feirinha de artesanato. É comum também que eventos ao ar livre e atividades de lazer sejam realizadas no local.

 

8. Praça e Monumento ao Migrante

A Praça do Migrante é uma homenagem da cidade a todas as pessoas que deixaram seu local de nascimento para morar e desenvolver Cascavel, e tem localização simbólica, pois foi nessa região que o comércio cascavelense se desenvolveu.

A praça abriga o Monumento ao Migrante e as bandeiras de todos os Estados. O monumento é composto de um lago e chafariz com 5 rampas de concreto que representam as 5 regiões brasileiras de onde vieram os migrantes e é um dos cartões-postais da cidade.

 

9. Parque Salto do Portão e Cachoeira da Ponte Molhada

Outro verdadeiro cartão-postal de Cascavel: a chamada Ponte Molhada está situada no Parque Municipal Salto Portão, localizado na zona rural, a cerca de 24 km do centro em direção a Curitiba pela BR-277.

Salto Portão tem 30 metros de queda d’água e ficou conhecido como Ponte Molhada, devido às águas que passam sobre uma ponte antes de formar a cachoeira. Além da cascata, o parque conta com trilhas e alguns quiosques.
 

Agora você já tem uma ótima lista de atrações turísticas para curtir em Cascavel. Verifique os pontos que você mais gosta para organizar a sua visita e se hospede no Hotel Plaza Garden, pertinho da BR-277 e de fácil acesso a toda cidade!